Como usar o martelete de forma correta? O universo da construção civil é repleto de equipamentos com as mais diversas funcionalidades. Entretanto, nem sempre é fácil entender como aproveitar cada um deles com eficiência e segurança.
Neste conteúdo, vamos falar sobre uma ferramenta muito popular em reformas e construções que precisam romper ou perfurar concreto, cerâmicas, aço, madeira e outros materiais: o martelete. Você sabe qual é a maneira certa de usar o martelete?
Continue a leitura para entender melhor suas funções, como usá-lo e o que observar na hora de alugar o equipamento.
Para que serve o martelete?
Os marteletes são equipamentos robustos, indicados para uso profissional, que servem para perfurar e romper materiais.
Eles podem ser usados para:
- derrubar paredes;
- demolir colunas de concreto, pisos e vigas;
- abrir canaletas para passagem de tubulação;
- perfuração de asfalto.
Existem diferentes tipos de martelete e é preciso considerar as características de cada um deles na hora de escolher o ideal para a sua obra. Os mais comuns são:
- martelete rompedor;
- martelete perfurador;
- martelete perfurador e rompedor.

Além disso, os equipamentos podem variar de acordo com a sua capacidade de perfuração ou rompimento. Um martelete rompedor de 15 kg, por exemplo, é ideal para demolir concreto em até 15 cm.
Martelete x Furadeira
Muita gente confunde as funcionalidades das ferramentas, mas, apesar de terem semelhanças na aparência, elas possuem diferenças importantes.
Além de ter melhor poder de rotação, o martelete possui a capacidade de romper materiais, absorve melhor o impacto e exige menos força na execução do trabalho. Portanto, o martelete é um equipamento mais potente do que a furadeira.
4 dicas de como usar o martelete em reformas e construções
1. Utilize equipamentos de segurança
Além disso, os equipamentos podem variar de acordo com a sua capacidade de perfuração ou rompimento. Um martelete rompedor de 15 kg, por exemplo, é ideal para demolir concreto em até 15 cm.
Para evitar acidentes, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). No caso de trabalho com martelete é obrigatório. Vão ser necessários os seguintes itens:
- capacete;
- óculos de proteção;
- máscara anti-pó;
- protetor auricular;
- roupas adequadas;
- luvas;
- botas de segurança.
2. Escolha o equipamento adequado
É imprescindível escolher o martelete de acordo com o material, o ambiente e o trabalho que precisa ser realizado. Além do modelo e da marca, observe também quais são as funcionalidades oferecidas pelo produto.
Suporte lateral, trava de velocidade, limitador de profundidade, são algumas das características que podem facilitar o manuseio e tornar o trabalho mais eficiente.
3. Realize as manutenções necessárias
A manutenção preventiva é indispensável para garantir o bom funcionamento do martelete. Caso opte por comprar o equipamento, esse processo será uma das suas responsabilidades e você precisará investir em mão de obra especializada para realizar o serviço.
Entretanto, se for fazer a locação da ferramenta, a empresa deve fazer todas as revisões e manutenções necessárias. Outra vantagem do aluguel é que, caso o equipamento apresente falhas, a substituição acontecerá imediatamente — evitando os temidos atrasos na obra.
4. Observe o local
Observe se não existem fios, canos de gás, água ou esgoto no local que será atingido pelo martelete. Esse procedimento é necessário para evitar incêndios, choques elétricos, explosões e outros acidentes.
O que considerar antes de alugar um martelete?
Se você precisar fazer a locação de um martelete para a sua obra, é importante ter atenção a alguns pontos para evitar dor de cabeça. A seguir, veja algumas dicas.
Qualidade e manutenção dos equipamentos
Alugar um martelete com as peças faltando ou danificadas pode provocar atrasos, perda de eficiência e até acidentes na obra. Para que isso não aconteça, escolha uma empresa que disponibilize ferramentas em bom estado de conservação e com a manutenção preventiva em dia.
Modelos disponíveis
Qual trabalho será realizado? Qual material precisa ser perfurado ou rompido? Existem vários tipos de martelete e ignorar isso não é nada eficiente. Garanta que a empresa de locação de equipamentos tenha os modelos de equipamentos que você precisa.
Atendimento e agilidade na entrega
Assim como qualquer outra prestação de serviços, a qualidade no atendimento e a agilidade na entrega são pontos fundamentais. Atrasos na entrega do martelete ou orientações equivocadas sobre a utilização do equipamento, por exemplo, podem trazer prejuízos e constrangimentos gigantescos.
Antes de fechar o contrato, pesquise sobre a história da empresa e consulte a opinião de antigos clientes sobre os serviços oferecidos.
Custo-benefício
Por último, mas não menos importante, é necessário avaliar o custo-benefício. Afinal de contas, uma das principais vantagens da locação de equipamentos para construção civil é a redução de custos.
No entanto, o barato pode sair caro e o preço não pode ser o único fator considerado. É fundamental que a empresa escolhida consiga equilibrar um preço competitivo e a qualidade dos equipamentos, do atendimento e da entrega.
O martelete é um equipamento extremamente útil em obras de pequeno, médio ou grande porte. Se você quer usar o martelete com agilidade e segurança, o primeiro passo é escolher uma empresa de confiança para realizar o aluguel do equipamento.
Desde 1995, a Loc Civi atua na locação e manutenção de marteletes e outras ferramentas para construção civil. Entre em contato para saber mais!